Vereadores em São Mateus ES aprova denominação de ponto

36

19:03 h

A Câmara de São Mateus aprovou na sessão da última terça-feira (30), por unanimidade, Projeto de Lei 031/2018 dos vereadores Jerri Pereira e Antônio Luiz Cardoso, o Temperinho (ambos do PRTB), que dá à rua conhecida pelos moradores como “Estrada  Chapéu do Sol”, no Nativo de Barra Nova, a denominação de “Rua Izabel Cardoso Costa”.

Após sancionado, caberá ao Cadastro Municipal Imobiliário, proceder as devidas providências e comunicar  às agências de correios, bancárias e aos escritórios da Escelsa e demais órgãos interessados.

Homenageada

Izabel, como era cariosamente conhecida, nasceu na Vila de Degredo, no município de Linhares em 02 de maio de 1935, filha de João Batista Cardoso e Julia Leite Cardoso. Mudou-se para São Mateus, onde casou com Antônio Costa com quem teve 12 filhos.

Foi alfabetizada em pouco tempo, em seis meses aprendeu a ler e escrever com um professor contratado por sua mãe. foi uma mulher guerreira que diante de todas as adversidades conseguiu criar todos seus filhos e garantir o sustento da família, já que por um período o seu esposo estava doente e impossibilitado de trabalhar. Durante o período do dia, era nos manguezais que tirava o sustento da família e à noite lá estava ela em sua máquina de costura, na qual trabalhava até a madrugada muitas vezes até grávida. Em um período da sua vida, também trabalhou como merendeira no Grupo Escolar, atualmente Escola Municipal Maria Francisca Nunes Coutinho. Pessoa influente, querida e respeitada por todos.

“Era uma mulher muita extrovertida, que se relacionava bem com as pessoas, com humor extraordinário, sabia receber muito bem as visitas. Tinha uma participação ativa na comunidade local através da igreja e a associação de moradores. Merece o devido reconhecimento através desta homenagem de denominação de uma Rua da Comunidade de Barra Nova”, destacou Jerri.