Dívida dos estados é tema de reunião entre Temer e governador eleito do RJ

17

11:38 h

Wilson Witzel pediu apoio do governo federal na aprovação de projeto sobre a venda de débitos para a iniciativa privada

Pautas importantes para a economia fluminense foram tema de reunião nesta quarta-feira (7) entre o presidente da República, Michel Temer, e o governador eleito do Rio de Janeiro, Wilson Witzel. O encontro ocorreu no Palácio do Planalto.

Um dos projetos debatidos foi a securitização da dívida dos estados, que permite com que União, estados e municípios vendam parte dos débitos ao setor privado para financiar o regime próprio de previdência e realizar investimentos públicos. Para Witzel, a medida é importante para a arrecadação do Rio de Janeiro.

“Pedi ao presidente e aos deputados que estavam na reunião que façamos um esforço concentrado em algumas matérias, especificamente, na securitização [da dívida ativa dos estados]”, disse o governador eleito, em entrevista após a reunião com o presidente.

Recuperação

No ano passado, o governo federal instituiu o Regime de Recuperação Fiscal para ajudar os estados que passam por calamidade financeira, como é o caso do Rio de Janeiro. O texto estabelece contrapartidas de ajuste fiscal aos entes federados que aderirem ao regime, em troca da suspensão temporária do pagamento das dívidas com a União.