13º Batalhão realiza palestra sobre Lei Maria da Penha em São Mateus ES

33

08:59 h

Do último dia 23 até o dia 06 de dezembro acontece o evento “16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres”, realizado pela Secretaria de Assistência Social e Prefeitura de São Mateus, em parceria com o 13º Batalhão de Polícia Militar, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Delegacia Especializada em Atendimento a Mulher (Deam), Faculdade Multivix, Rede Sim e Rádio Kairos.

A iniciativa partiu do Creas, que já realiza um trabalho em conjunto com o 13º BPM, através da equipe de militares da Patrulha Maria da Penha, sob o comando da cabo Nyhana Policarpo Farina.

A programação teve início no dia 23 com uma passeata pelo centro da cidade, seguida de uma concentração na Praça Mesquita Neto, a fim de chamar a atenção da sociedade para a problemática. No local aconteceram oficinas com orientações da equipe técnica do Creas, com a exposição de vídeos, rodas de conversas, atividades recreativas para a criançada, além de oficinas de beleza promovidas pelo Grupo Voluntário “Mulher que levanta Mulher”.

Até o dia 06 de dezembro serão realizadas palestras em diversos bairros da cidade, a fim de atingir o maior público possível. A cabo Farina fala sobre “Patrulha Maria da Penha e rede de proteção às Mulheres vítimas de Violência Doméstica” e a psicóloga do Creas, Dra. Ana Carolina Pinto Nardoto Trevizani, trabalha com o tema “Fluxograma de atendimento das mulheres Vítimas de Violência”.

No dia 30 de novembro, com início às 8h 30min, será realizado o Curso de Capacitação Patrulha Maria da Penha, no auditório do 13º BPM.

Já nos dias 03, 04 e 06 de dezembro serão feitas panfletagens com material educativo sobre o Combate à Violência Doméstica, em parceria com a Polícia Militar, nos Supermercados Casagrande e Extrabom.