Em busca de emprego? Saiba como preparar um perfil de destaque no Linkedin

A rede social funciona como uma espécie de currículo virtual, na qual os usuários compartilham experiências e criam conexões com empresas

O Linkedin é uma rede social profissional que tem ajudado muita gente com o chamado networking e também a conquistar um empego. A rede também tem um importante papel na recolocação de usuários no mercado de trabalho, já que realiza uma ‘ponte’ entre profissionais e empresas.

Com essa importante funcionalidade, o Brasil alcançou a marca de 50 milhões de usuários, conforme informado pela plataforma em agosto deste ano. Com isso, o país é o quarto no ranking mundial em cadastrados.

Sendo um foco diferente de outras redes sociais, como Facebook ou Instagram, o Linkedin funciona como uma espécie de currículo virtual. Para fazer com que esse espaço fique mais atrativo para o mercado, o jornal online Folha Vitória reuniu dicas para montar um bom perfil.

Para a especialista em gestão de pessoas e consultora de carreira Bárbara Dipré Maciel, o espaço digital é a maior rede social profissional do planeta.

“Você pode e deve estar presente nesta rede, caso queira aumentar suas chances de ser encontrado pelos recrutadores”, disse Bárbara.

Segundo ela, ter um ‘perfil campeão’ é ter o perfil completo, com todos os campos preenchidos de forma correta, fazer conexões estratégicas e compartilhar conteúdos relacionados à sua área de atuação.

“O próprio Linkedin nomeia os perfis completos de “Perfil Campeão”. Isso significa aumentar suas chances de ser encontrado nos mecanismos de busca usados pelos recrutadores”, explicou a especialista.

Como ter um perfil campeão no Linkedin

Dados pessoais

Comece colocando seu nome completo (caso tenha um nome muito extenso, coloque seu nome e um sobrenome forte). Não use símbolos, números ou caracteres especiais para não perder o profissionalismo que o Linkedin exige.

Foto no perfil

Depois, adicione uma foto de perfil que seja atualizada e que transmita profissionalismo. Nada de selfies, nem de fotos em festas ou eventos ou ainda fotos em que esteja acompanhada de outras pessoas. Procure tirar uma foto com um fundo neutro e que apareça seu rosto de forma nítida.

Foto de capa

Após a foto de perfil, é hora de adicionar uma foto de capa. Procure adicionar uma imagem que tenha a ver com a sua área de atuação. Na internet você encontra vários bancos de imagens gratuitos que poderão te ajudar.

Título ou Headline

Logo abaixo do seu nome e foto de perfil, se encontra o campo “Título” ou “Headline”. Este campo deve ser preenchido com o título que descreve a sua área de atuação ou cargo que deseja trabalhar, por exemplo: “Analista de RH” ou “Gerente Comercial” ou ainda “Assistente de Marketing”.

Aqui, a dica é: busque por palavras-chaves que estejam relacionadas à sua área de atuação. Isso porque são essas palavras que os recrutadores usarão ao buscar um profissional.

Resumo profissional

O próximo campo que ajudará a tornar seu perfil campeão e fará você ser encontrado com mais facilidade é o “Sobre” que nada mais é do que um resumo profissional, onde você poderá contar, em poucos parágrafos, a sua trajetória e suas principais competências comportamentais. Aproveite este campo para recheá-lo de palavras chave!

Experiências profissionais

Descreva detalhadamente suas experiências profissionais, tendo o cuidado de descrever as atividades exercidas. Faça isso sempre na ordem da experiência mais recente, para a mais antiga. Insira sua formação acadêmica, respeitando a mesma regra das experiências profissionais: da mais recente para a mais antiga.

Certificações

No campo “Licenças e Certificações”, inclua suas certificações que sejam relevantes para o seu cargo. Inclua todos os idiomas que você fala, incluindo seus níveis de conhecimento

Competências e técnicas

O Linkedin permite que você inclua até 50 competências técnicas e comportamentais que você possui no campo “Competências e Recomendações”. Aproveite este campo para destacar suas habilidades e conhecimentos! Mas não invente ou minta sobre competências que você não possui.

Referências

Faça e solicite recomendações às pessoas com quem já trabalhou, estudou ou de alguma forma contribuiu para o seu desenvolvimento profissional. Isso não só ajudará a tornar seu perfil campeão, mas também te dará boas referências profissionais.

Networking

Depois que seu perfil se tornou campeão, é hora de criar conexões! Comece utilizando seu networking existente e se conecte com pessoas que você conhece.

Publicação de conteúdos

Publique conteúdos relevantes na rede. Faça publicações que possam ser úteis para outras pessoas. Compartilhe ideias, cursos que você fez e livros que leu e que contribuíram para o seu desenvolvimento, compartilhe experiências, conquistas, etc. Além de ajudar outras pessoas com conteúdos relevantes, você estará mostrando que é autoridade naquilo que faz.

Dicas para buscar emprego

Ao usar todas as estratégias para ter um perfil de destaque é hora de iniciar as buscas pelo emprego. Para isso a Consultora de Carreira também deu algumas dicas essenciais.

Seguir empresas

Para iniciar sua busca, você deve seguir as empresas que você gostaria de trabalhar, acompanhar periodicamente se essas empresas possuem vagas publicadas em seu perfil, solicitar conexões com profissionais que trabalham no RH delas.

Palavras-chaves

Aumente suas chances de ser encontrado pelos mecanismos de buscas. Como já foi dito, usar palavras-chave fará toda a diferença na hora de encontrarem você nestas buscas. Por isso, pesquise sobre estas palavras de acordo com a sua área de atuação e distribua-as em todos os campos do seu perfil, principalmente no seu título e resumo.

Participar de grupos

A sua participação em grupos relacionados à sua área de interesse deve ser parte da sua estratégia, uma vez que, estes grupos são uma excelente forma de você expor suas habilidades e competências e, quando se está buscando um emprego, isto faz toda a diferença. Por isso, participe, interaja, converse sobre assuntos relevantes e aumente suas chances de recolocação.

Alerta de vagas

Crie alerta de vagas. No Linkedin é possível criar um filtro com as vagas e empresas que são do seu interesse. Com isso, a rede social te informará quando alguma vaga for publicada.

Personalizar a URL

Personalize a URL do seu perfil. Em um primeiro momento pode parecer algo irrelevante, mas personalizar a URL do seu perfil demonstrará mais profissionalismo.

Elaborar um currículo

Ao elaborar um currículo é interessante informar seu perfil no Linkedin para que a pessoa que o receber, possa ter acesso ao seu perfil na rede. Tendo uma URL personalizada e sem aqueles numerosos caracteres fará grande diferença.

Algumas pessoas pensam (equivocadamente) que o Linkedin é uma espécie de currículo digital ou seja, um espaço para os profissionais compartilharem sua trajetória profissional e mais nada. Isso é um erro pois o LinkedIn vai além das buscas por emprego.

Folha Vitoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *