Programa de crédito para construção de barragens está em fase final de estruturação

O Governo do Estado, por meio do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) e apoio da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), está desenvolvendo um programa inédito de financiamento para a construção de pequenas barragens no Estado.

O Bandes criará linhas de crédito especiais, visando à execução de projetos de reservas hídricas, manejo e distribuição sustentável da água dentro das propriedades rurais, com o objetivo de ajudar os agricultores a combater à escassez de água nos períodos de estiagem de forma sustentável. O programa de crédito está em fase final de estruturação.

O projeto foi apresentado ao governador Renato Casagrande, nessa terça-feira (22), pelo diretor-presidente do Bandes, Maurício Cézar Duque, acompanhado do secretário de Agricultura, Paulo Foletto. Também participaram da reunião o diretor-presidente do Instituto Capixaba de Pesquisa e Extensão Rural (Incaper), Antonio Carlos Machado, o subsecretário de Infraestrutura Rural da Seag, Rodrigo Vaccari, e organizações da sociedade civil.

Para Foletto, o programa é o início de um grande marco para a gestão sustentável da água e combate às crises hídricas que prejudicam os empreendimentos agropecuários do Espírito Santo.

“É um programa revolucionário, porque nos períodos de calor intenso e escassez de água a produção dos trabalhadores e trabalhadoras do campo não ficará prejudicada. Conseguiremos manter o trabalhador no mercado”, destacou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *