Prova de vida do INSS: veja quando volta a obrigatoriedade

A prova de vida do INSS é um procedimento obrigatório e que ocorre todos os anos para que seja possível comprovar a situação regular do beneficiário e para que o mesmo não tenha seu benefício bloqueado.

No entanto, devido à pandemia da Covid-19, desde março do ano passado a prova de vida presencial está suspensa, a medida veio para poupar os aposentados e pensionistas que fazem parte do grupo de risco da doença.

Logo, desde março, o seguro que deixou de realizar a prova de vida não tem seu benefício bloqueado ou ainda suspenso. No entanto, já existe uma nova data onde os segurados precisam se atentar, onde, de acordo com Instrução Normativa, a exigência da prova de vida vai voltar a valer.

De acordo com a Instrução publicada no Diário Oficial da União de 15 de março de 2021, a partir do dia primeiro de junho a prova de vida volta a ser obrigatória e onde caso o segurado que esteja obrigado a realizar a prova de vida não realize o exame, terá seu benefício bloqueado.

Fique atento
Os segurados do INSS também precisam ficar atentos, pois desde que a realização da prova de vida foi suspensa o número de golpes relacionados ao exame aumentou e muito. Caso você receba uma ligação, ou ainda mensagem via WhatsApp para confirmar os seus dados, saiba que se trata de um golpe.

O INSS informou em nota que não realiza nenhum tipo de exame como o da prova de vida por telefone ou ainda por WhatsApp, então os segurados precisam ficar atentos.

Em caso de dúvidas, os canais de atendimento oficiais do INSS são estes
Meu INSS, aplicativo oficial do INSS ou pelos sites gov.br/meuinss e meu.inss.gov.br;
Central de atendimento telefônico 135;
SMS identificado como 280-41.
Caso você receba uma ligação ou mensagem via WhatsApp, desligue a ligação e entre em contato com o INSS pela central telefônica 135, para averiguar a situação.

Com informações do jornal contabil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *