Vendas globais chegaram a 95,6 milhões de carros em 2018

16:50 h

As vendas globais de carros de passeio ficaram estáveis em 2018, com crescimento singelo de 0,2%, para 95,6 milhões de veículos. Os dados são da Focus2Move Focus2Move. A consultoria aponta que a tendência positiva consolida a expansão dos últimos anos.

A primeira metade do ano, aponta a empresa, apresentou crescimento robusto e fortaleceu projeções que indicavam um mercado mundial com recorde histórico de 100 milhões de carros. O segundo semestre, no entanto, frustrou as expectativas, com contrações em regiões importantes para o segmento, como Europa e Estados Unidos.

MAIORES MONTADORAS

As cinco primeiras posições do ranking de montadoras que mais venderam veículos foram mantidas em 2018. O Grupo Volkswagen foi líder com 10,8 milhões de carros emplacados globalmente de todas as suas marcas. Com isso a organização alemã garantiu participação de 11,4% no mercado global.

A Toyota aparece logo atrás, na vice-liderança, com 10,5 milhões de unidades entregues aos consumidores e fatia um pouco menor de market share, de 11,1%. Em seguida, na terceira colocação em vendas está a Aliança Renault-Nissan, que parece ter fechado o ano sem sentir nas vendas o impacto da prisão de seu maior executivo global, Carlos Ghosn. O conglomerado vendeu 10,3 milhões de veículos.

Na quarta posição aparece a General Motors. Apesar de ter se sustentado entre as maiores montadoras, a companhia teve leve contração em seus negócios ao longo de 2018, de 2% para 8,7 milhões de unidades. Em quinto lugar no ranking aparece o grupo coreano Hyundai-Kia, com 7,5 milhões de carros negociados e o maior crescimento entre as cinco maiores fabricantes, de 3,2%.

Nas posições mais distantes do ranking de vendas, a empresa que mais cresceu em 2018 foi a chinesa Saic. Apesar de ter ficado na 20ª posição entre as que mais vendem, a montadora ampliou suas entregas em 36% sobre o ano passado, se aproximando cada vez mais de emplacar 1 milhão de unidades em todo o mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *