VW e concessionários criam novo modelo de vendas na Alemanha

Venda exclusivamente on-line estreará com o elétrico ID.3; revendas participarão com testes drives e entregas

(AUTOMOTIVE BUSINESS) – A VW e sua rede de concessionárias na Alemanha concordaram em criar um novo modelo de vendas de veículos on-line que vai estrear com a nova família de carros elétricos da marca, começando pelo ID.3, que chega ao mercado alemão no terceiro trimestre deste ano. O novo conceito prevê que o modelo seja vendido exclusivamente via internet, mas o cliente poderá conhecer o carro e fazer test drive – e é aí que entram as concessionárias VW.

Em nota, a Volkswagen explica que todo o processo de aquisição do veículo passará a ser controlado pela própria fabricante, via loja on-line, onde as encomendas poderão ser feitas. Por essa mesma plataforma, o cliente poderá acompanhar o pedido ao longo de todo o processo.

Segundo a VW, as concessionárias terão papel importante no processo, sendo o local onde os clientes poderão conhecer e ter contato com o ID.3, além de realizar test drives. As revendas também serão responsáveis pelas entregas dos veículos vendidos.

“Todos os nossos parceiros estão agora 100% a bordo. A ampla aprovação dos nossos concessionários para o novo modelo de agência é um forte sinal para o futuro. Do ponto de vista do cliente, a Volkswagen e os concessionários tornam-se uma unidade com este modelo de agência. E essa experiência de compra coordenada e perfeita em todos os pontos de contato é exatamente o que nossos clientes desejam”, disse o diretor de vendas e marketing da VW na Alemanha, Holger B. Santel.

O executivo reforçou a vantagem do novo modelo de negócio, que permitirá ao consumidor alternar facilmente os atendimentos on-line e off-line, além de fazer pedidos diretos à montadora, enquanto o concessionário escolhido será o contato local. Santel disse ainda que neste novo modelo a Volkswagen também assume a responsabilidade pelo financiamento de veículos e dos retornos e riscos. “O revendedor não precisa mais financiar veículos com antecedência. Também suportamos o custo de estoque e os custos associados aos veículos no showroom. Estamos oferecendo aos revendedores um conceito de leasing extremamente atraente para os veículos de demonstração”, acrescentou Santel.

Para introduzir o ID.3 em sua rede de concessionárias, está sendo desenvolvido um novo sistema de TI denominado Thunder para ser utilizado pelas revendas quando o ID.3 estiver disponível. Sua plataforma permitirá configurar o carro de forma mais simples, em apenas dez cliques. Caso o cliente aceite, seus dados e posteriormente seu veículo serão utilizados para que a empresa possa se comunicar diretamente com ele de forma individual e consistente em todos os pontos de contato.

O presidente da associação de concessionários Volkswagen e Audi na Alemanha, Dirk Weddigen von Knapp, declarou: “O modelo da agência traz um alívio financeiro significativo para os revendedores e isso é particularmente importante no momento. Portanto, nossos parceiros podem se concentrar no que torna o varejo tão indispensável: atendimento ao cliente pessoal e competente. É com satisfação que todos os parceiros assinaram o acordo elaborado em conjunto. Essa é a confirmação da grande confiança no modelo de agência e em nossa associação”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *