Alunos detentos têm aula de empreendedorismo em Aracruz no ES

15:42 h

Os alunos do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Aracruz estão tendo a oportunidade de exercer o empreendedorismo, por meio do projeto de empreendedorismo desenvolvido pela Escola Ermentina Leal, localizada em Vila do Riacho, onde estudam. Os alunos detentos que participam do curso são matriculados nas duas turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Durante a aula realizada nesta segunda-feira (15) pela professora de ciências, Neitiele Batista Viana, o grupo simulou a abertura do próprio negócio, após a realização de uma atividade que os levavam a reflexões sobre o mercado.

“Inicialmente fizemos uma reflexão sobre alguns gráficos apresentados e em seguida, foi feita uma introdução com exemplos de como ocorre a abertura do próprio negócio, o que é preciso considerar, além da exibição de vídeos motivacionais. A abordagem aconteceu de uma forma simples, o que fez eles refletirem sobre a possibilidade de qualquer pessoa empreender. Foi perceptível o envolvimento dos alunos”, garantiu a professora.

Segundo a pedagoga da unidade, Liza Rodrigues, muitos se queixam da falta de oportunidades no mercado de trabalho, após o cumprimento da pena. Dessa forma, percebeu-se a necessidade de mostrar possibilidades aos educandos, quando os mesmos regressarem à sociedade. “Um dos papeis da escola dentro de uma unidade prisional é também a ressocialização dos alunos, e uma forma de possibilitar a ressocialização é através do trabalho”, afirmou.

O projeto Empreendedorismo vai envolver todas as disciplinas do currículo dos alunos e no decorrer do ano, contará com palestras, confecção de maquetes, produção de textos e produtos, exibição de filmes, entre outros. A ideia é ao final, realizar uma feira de empreendedorismo como o ápice do projeto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *