Aulas online da Secretaria de Educação em São Mateus contarão como carga horária para o calendário escolar

A partir de julho alunos da rede municipal de ensino terão aulas on-line através da plataforma Google For Education. A Secretaria Municipal de Educação, em São Mateus, norte do Espírito Santo, dará continuidade ao Programa Todos em Casa pela Educação, disponibilizando atividades complementares não presenciais aos estudantes. As aulas contarão como carga horária para o calendário escolar.

Além da utilização de um ambiente virtual para ofertar as atividades, a Prefeitura de São Mateus implantou etapas de formação para a utilização das plataformas digitais junto aos seus profissionais da Educação, sendo eles: professores, pedagogos, diretores, coordenadores e demais servidores da Rede de Ensino.

“Todos os nossos profissionais estão participando do curso de formação, que acontece até o final de junho. São mais de duas mil pessoas envolvidas. Na primeira semana de julho, esses profissionais capacitados já começam a trabalhar com os alunos na plataforma digital”, disse o secretário municipal de Educação, José Adilson Vieira de Jesus.

Também serão elaboradas atividades que constituirão uma biblioteca virtual de atividades pedagógicas considerando o Programa Municipal de Ensino aliado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), para iniciar as atividades juntos aos alunos.

O QUE É A MP 934

Vale lembrar que até o final de maio qualquer atividade disponibilizada online pelas escolas não contava como carga horária para o calendário letivo. Com a Medida Provisória 934, do Governo Federal, ficaram estabelecidas normas excepcionais sobre o ano letivo educacional decorrentes das medidas para enfrentamento da situação de emergência de saúde pública, causada pela pandemia do Coronavírus.

A medida se dirige tanto à Educação Básica como à Educação Superior, dispensando em ambos os casos a observância ao mínimo de 200 dias de efetivo trabalho escolar e acadêmico, respectivamente. Porém, vale destacar que permanece a exigência de cumprimento da carga horária mínima anual de 800 horas-aula estabelecida.

TECNOLOGIA ACESSÍVEL

Uma pesquisa realizada pela Secretaria Municipal de Educação sobre o acesso dos estudantes às tecnologias apontou que 76,2% dos estudantes possui acesso à Internet, tendo o celular (77,3%) como o principal equipamento para utilizar em casa.

O Município continuará garantindo que alunos da Cidade e do Campo que não tiverem acesso a esses meios possam retirar o material impresso nas unidades escolares.

EDUCAÇÃO REALIZA WEBNÁRIO

Para esclarecer dúvidas sobre as ações do Programa Todos em Casa pela Educação, a Secretaria Municipal de Educação vai realizar nesta quinta-feira (25), às 18h30, um webnário, que é um seminário realizado pela internet. Além de debater sobre as aulas on-line, o secretário de Educação e sua equipe estarão à disposição para responder questionamentos sobre a organização da Educação no Município nesse período de pandemia.

A transmissão será feita ao vivo pelo YouYube no canal da Secretaria Municipal de Educação de São Mateus.

AMBIENTE SEGURO

O retorno às aulas na rede pública municipal só irá acontecer a partir do momento em que os órgãos de saúde determinarem que espaços coletivos, como escolas, são ambientes seguros. E, na ocasião, será reorganizado o calendário letivo junto ao Conselho Municipal de Ensino.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *