Escola de Aracruz promove palestra sobre o ‘Modelo Padrão das Partículas Elementares’

O Centro Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral (CEEMTI) Monsenhor Guilherme Schmitz, em Aracruz, realizou uma palestra on-line, da disciplina eletiva Quantificando a Natureza: do Micro ao Macro, com o tema “O Modelo Padrão das Partículas Elementares: Do que o mundo é feito?”. A ação foi promovida pelo professor de Matemática, Célio Moacir dos Santos, e pelo o professor de Física, Thiago Tavares Branco, para estudantes da 1ª série do Ensino Médio. A palestra foi ministrada pelo professor José André Lourenço, da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

“As notícias científicas são transmitidas de diversas formas e por diversos meios. Para expressar as informações lança-se mão de diversas estratégias como por exemplo a linguagem escrita, os gráficos, os infográficos etc. O estudante, muitas vezes, apresenta dificuldades para visualizar e compreender tais conhecimentos, uma vez que no mundo científico é muito comum essas informações virem quantificadas e organizadas de forma a fugir do senso comum”, disse o professor Célio Moacir dos Santos.

A eletiva tem o objetivo de proporcionar aos estudantes maior clareza de fenômenos relacionados às grandezas físicas e matemáticas. “Para isso, viu-se a possibilidade de mostrar aos estudantes, a partir de situações-problemas e por meio do conhecimento da história dos números e do sistema de medidas, uma melhor compreensão de fenômenos relacionados à física e a matemática”, explicou dos Santos.

Além da participação dos estudantes da Escola Monsenhor Guilherme Schmitz, a palestra contou também com a participação de estudantes e professores de outras unidades tanto da Rede Estadual quanto da Rede Federal do município de Aracruz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *