Estudantes de escola pública de Vila Velha ES, recebem kits escolares personalizados do programa EDP nas Escolas

A iniciativa beneficia 1.200 alunos da UMEF Paulo Cesar Vinhas

O Instituto EDP, organização que há doze anos gere os investimentos socioambientais do Grupo EDP, iniciou as atividades de 2021 do programa EDP nas Escolas, no Espírito Santo. Ao longo do ano, a escola pública Paulo Cesar Vinhas, em Vila Velha, será contemplada com entrega de material de apoio aos alunos, capacitação de professores, melhorias na infraestrutura física e webinares. A primeira atividade aconteceu no mês de março e foi a entrega de kits escolares com itens essenciais da rotina estudantil, como mochila, cadernos, lápis, apontador, canetas, cola, entre outros.

Aproximadamente 1.200 alunos do 1º ao 5º ano serão, diretamente, beneficiados no estado. Em 2021, o programa terá como tema as “Mudanças Climáticas” e vai explorar o atual contexto mundial, alinhado aos ODS – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. A temática será trabalhada integrando os pilares da educação inclusiva. Nacionalmente, o projeto atenderá 10.700 alunos em 44 escolas de nove estados brasileiros, beneficiando pela primeira vez escolas indígenas no Mato Grosso e Pará.

Ao longo do ano, os alunos passarão ainda por ações de incentivo à leitura e terão experiências extracurriculares de realidade virtual, a fim de estimular o processo de aprendizagem. Já para os docentes, o programa oferece capacitação formatada dentro da base nacional curricular e realiza webinares, com objetivo de discutir temas de interesse. Além de benefícios para estudantes e professores, as escolas recebem apoio para melhoria da infraestrutura.

O contexto de pandemia fez com que o programa sofresse adaptações de acordo com a necessidade das escolas. Para isso, foi feito um diagnóstico de todas as instituições participantes, que servirá como base para o desenvolvimento das atividades em cada uma delas.

“A educação segue sendo um dos pilares da atuação do Instituto EDP. Nesse sentido, o programa EDP nas Escolas tem contribuído ano a ano para a melhoria do ensino nas instituições que beneficia. Temos boas perspectivas de que os resultados permaneçam positivos em 2021”, comenta Paulo Ramicelli, assessor de diretoria do Instituto EDP.

A iniciativa chega a sua 20ª edição e é o principal projeto do Instituto EDP, instituição que gerencia os investimentos socioambientais do Grupo EDP. O programa acontece em conjunto com as secretarias municipais de educação, promove ações durante o período letivo, visando a melhoria da qualidade da vida estudantil. A ação incentiva, capacita e premia o potencial criativo de crianças e adolescentes nas escolas.

O EDP nas Escolas está alinhado à BNCC – Base Nacional Comum Curricular. Em 2020, segundo avaliação dos diretores escolares, o Programa contribuiu fortemente com o Desempenho Educacional, incentivou a leitura e a escrita e conscientizou a comunidade escolar para o respeito à biodiversidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *