Espirito Santo receberá 35,5 mil doses de vacina contra Covid-19 de Oxford

O primeiro carregamento com 2 milhões de doses da vacina feita com a farmacêutica AstraZeneca e produzidas no Instituto Serum, na Índia, foi analisado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e liberado para ser distribuído entre os estados brasileiros.

(PORTAL G1) – O Estado do Espírito Santo receberá 35,5 mil doses da vacina de Oxford contra a Covid-19. De acordo com o planejamento divulgado pelo Ministério da Saúde, elas deverão chegar ao estado neste domingo (24).

O primeiro carregamento com 2 milhões de doses da vacina feita com a farmacêutica AstraZeneca e produzidas no Instituto Serum, na Índia, chegou ao Rio de Janeiro na noite de sexta-feira (22), depois que o governo indiano autorizou as exportações comerciais do imunizante.

A carga vinda da Índia passou por um processo de análise de segurança por parte da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que liberou, na tarde deste sábado (23), a entrega das doses ao Ministério da Saúde para que elas sejam distribuídas em todo o Brasil.

Segundo o Ministério, três volumes serão encaminhados ao Espírito Santo em um avião da Latam, que sairá às 8h35 deste domingo do Aeroporto de Santos Dumont, no Rio de Janeiro. O horário de chegada do carregamento está previsto para as 9h40.

Campanha de imunização

Este é o segundo lote de vacinas contra a Covid-19 que chegará ao Espírito Santo. Na última terça-feira (19), o estado recebeu 101.320 mil doses da CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan, em São Paulo, estabelecendo cerca de 48 mil pessoas como população-alvo desta fase inicial de vacinação no Espírito Santo.

Foram priorizados trabalhadores da saúde; pessoas maiores de 60 anos residentes em instituições de longa permanência; pessoas maiores de 18 anos com deficiência residentes em residências inclusivas e indígenas aldeados, em conformidade com os cenários de disponibilidade da vacina.

De acordo com as informações mais recentes do Programa Estadual de Imunizações, da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), até as 15 horas desta sexta-feira (22), quase 10 mil pessoas já haviam sido vacinadas. O próximo boletim atualizado com o número de vacinados no Espírito Santo será divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde na segunda-feira (25).

Segundo o IBGE, o Espírito Santo possuía uma população estimada, em 2020, de 4.064.052 pessoas.

A Sesa foi procurada para explicar como as novas doses serão distribuídas no Espírito Santo e a partir de quando, mas até o momento não se manifestou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *