Explosivo encontrado na porta de candidato a prefeito no ES é detonado
Material foi encontrado na manhã deste sábado (7) no portão da casa de Paulo Coradini, candidato em Governador Lindenberg. Esquadrão antibombas e helicóptero da PM atuaram na operação.
A operação foi realizada pelo esquadrão antibombas da Companhia Independente de Missões Especiais (Cimesp) da Polícia Militar e contou com apoio do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (Notaer).
Primeiro, dois técnicos explosivistas foram no helicóptero do Notaer para o município para fazer uma análise inicial do artefato, enquanto o restante da equipe seguia por terra.
Os explosivistas tentaram passar um aparelho de raio-x no material para confirmar a veracidade do artefato. No entanto, devido à proximidade com o portão, o escaneamento ficou instável e foi necessário aguardar o restante da equipe com outros equipamentos.
Após a chegada dos outros militares, foi confirmada a carga explosiva do material, mas a equipe não conseguiu verificar o tipo e a quantidade, pois a proximidade com o portão dificultava o trabalho de desconectar os fios do artefato.
Segundo a PM, o material possuía um circuito de detonação que provavelmente poderia disparar caso fosse aberto.
Por isso, houve necessidade de destruir o artefato no local, utilizando o método de contra carga. Não foi possível identificar o tipo de explosivo utilizado.
Agora, a ocorrência será encaminhada para a Polícia Civil.
Local isolado
O material foi encontrado na porta da casa de Paulo Coradini (PSB), que é ex-prefeito do município, quando ele foi colocar o lixo para fora.
“Acionei o portão, sorte que acionei longe. Mas o portão abriu um pouquinho e trancou. Aí eu peguei a chave do [portão] pequeno e abri. Quando abri e vazei para o lado de fora, que vi a bomba”, disse Coradini.
O imóvel fica na Rodovia ES-245, na altura do Córrego 15 de Novembro, no interior de Governador Lindenberg. A casa foi isolada e o candidato e a família dele foram retirados de casa para a ação.
Além de Coradini, estavam no local a esposa, os filhos gêmeos de um ano e sete meses, um sobrinho e uma amiga. Ninguém se feriu.
Por causa da operação, a rodovia chegou a ficar interditada para o trabalho dos policiais.