Incaper promove treinamentos e curso sobre café em Afonso Cláudio no ES

09:40 h

Para atender às necessidades dos cafeicultores do município de Afonso Cláudio, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) realiza eventos voltados à capacitação dos produtores da região.

O treinamento “Café com Sustentabilidade: Colheita e Pós-Colheita” aconteceu nos distritos de Duas Pedras, Santo Antônio e São Francisco. As palestras foram ministradas pelos engenheiros agrônomos do Centro de desenvolvimento Tecnológico do Café (Cetcaf) Frederico Daher e Marcos Moulin. Já as ações relacionadas à cafeicultura local em cada comunidade ficaram por conta dos extensionistas do Incaper Wesley Zambom da Silva, Anderson Pagotto e Victor dos Santos Rossi.

Na ocasião, foram ministradas palestras sobre coleta de amostras de solo e amostra foliar; correção da acidez dos solos e nutrição de plantas; colheita e pós-colheita; agregação de valor ao café; alternativas de secagem em terreiro coberto e secador de fogo indireto, entre outros temas. Foram feitas visitas técnicas a lavouras e estruturas de secagem e beneficiamento de café.

Outra ação voltada para o fortalecimento da cafeicultura no município foi o curso de “Poda e Desbrota em Café Arábica” para os cafeicultores de Piracema. O curso teve um dia de parte teórica e outro de prática para mostrar os tipos de poda que facilitam a colheita, melhoram a produção e a qualidade do processo.

Também foi apresentada a tecnologia Poda Programada de Ciclo em Café Arábica (PPCA), desenvolvida pelo Incaper, que permite incremento na produção e na produtividade. O curso foi realizado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

Cerca de 120 pessoas participaram dos três eventos. Victor dos Santos Rossi, extensionista e coordenador do Incaper de Afonso Cláudio, avaliou as formações. “O balanço foi positivo porque o treinamento e o curso abrangeram diferentes regiões do município. Além disso, as capacitações mostraram que o Incaper está atuando nas comunidades, agregando valor à produção e gerando melhoria de renda às famílias”, disse.

As capacitações foram realizadas pelo Incaper em parceria com o Sindicato Rural de Afonso Cláudio, Laranja da Terra e Brejetuba, Centro de Desenvolvimento Tecnológico do Café (Cetcaf), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Sindicato Rural Patronal de Afonso Cláudio, Cooperativa dos Agricultores Familiares de Afonso Claudio (Cafac).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *