Réveillon silencioso! Cidades capixabas cancelam queima de fogos e festividades em praias

A preocupação dos municípios, e do Governo do Estado, é com a possível aglomeração e com o avanço dos casos de coronavírus

(FOLHA VITORIA) – Faltando menos de um mês para o fim do ano, as prefeituras dos principais municípios da Grande Vitória, e de outras cidades capixabas muito procuradas para as festividades de Réveillon, anunciaram que não haverá queima de fogos como ocorre anualmente. A preocupação dos municípios, e do Governo do Estado, é com a possível aglomeração e com o avanço dos casos de coronavírus em praticamente todo o Espírito Santo.

A maiorias das cidades cancelou as comemorações após a fala incisiva do subsecretário de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, em coletiva de imprensa na tarde de segunda-feira (30). Ele afirmou que as festas de réveillon no litoral capixaba não poderão acontecer, por conta da pandemia.

“Nós já temos uma portaria, temos instrumento jurídico, recomendando a não realização de atividades de passagem de ano em praias, com fogos de artifício, com aglomeração e instalação de tendas. Não haverá festa de fim de ano em praias. Não haverá eventos. Não são permitidos shows em praça pública, shows em boates e em ambientes fechados”, afirmou Reblin.

Saiba quais cidades  já cancelaram as festividades do Réveillon 

Em Vitória, a prefeitura informou que está focada no desenvolvimento de ações de combate à pandemia e no retorno gradual da rotina da cidade.  Segundo o município, as festividades no litoral e a tradicional queima de fogos estão suspensas.

Na Serra, onde geralmente acontece queima de fogos nas praias de Jacaraípe, Nova Almeida, Manguinhos e em outros pontos da cidade, a prefeitura informou que, por recomendação do Ministério Público do Espírito Santo, e orientação do governo do Estado, suspendeu todas as festividades de final de ano previstas no calendário cultural, para evitar aglomerações que ofereçam risco à saúde coletiva.

Já em Vila Velha, o município com o maior números de casos de Covid-19 no estado, a prefeitura informou que, no momento, está concentrada na prevenção e combate ao novo coronavírus. Por nota, a prefeitura disse que a gestão está monitorando o andamento da pandemia e irá acatar as decisões das autoridades de Saúde. Desta forma, cancelando a programação para queima de fogos.

Na cidade de Anchieta, balneário que recebe muitos turistas nesta época do ano, a prefeitura informou ao Folha Vitória que, até o momento, foi decidido em não haver queima de fogos e shows no réveillon.

No interior, outro município também decidiu acatar a orientação do Governo do Estado. Por meio de nota, a Prefeitura de Presidente Kennedy informou que “as programações esportivas, de shows e queima de fogos no Verão 2021 foram canceladas devido a pandemia do novo Coronavírus. Atualmente o município se encontra em “risco moderado”, segundo mapa de risco para Covid-19 do Governo do ES. A medida de cancelamento foi tomada por prevenção de riscos à população”, concluiu.

Em Aracruz, município que recebe centenas de pessoas nas praias da Barra do Sahy e em toda região, a prefeitura também manifestou sua preocupação com a pandemia, aglomeração e promete acatar a orientação do Governo Estadual.

Em nota ao Folha Vitória, o município explicou que diante da Portaria expedida pela Secretaria de Estado da Saúde, que recomenda a não realização de atividades de passagem de ano em praias, com fogos de artifício e com aglomeração, não realizará nenhuma atividade na orla do município”.

Guarapari, que na virada de ano de 2019 para 2020 recebeu 600 mil pessoas, disse que ainda estuda o caso e que a decisão só será tomada no meio do mês de dezembro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncie
Conosco.