Cães sabem quando alguém não é de confiança

Os cães podem não parecer brilhantes quando estão a perseguir as suas próprias caudas, mas a verdade é que são criaturas inteligentes.

Uestudo publicado na revista Animal Cognition, afirma que os cães conseguem sentir quando uma pessoa não é de confiança. Quando um cão decide que uma pessoa não é merecedora, ele deixa de seguir as suas ordens/indicações.

Há anos que se sabe que os cães entendem quando um humano aponta para alguma coisa. Ou seja, se o dono apontar para o local onde está uma bola ou comida, ele irá correr para explorar o local para o qual a pessoa está a apontar.

De acordo com o estudo, os cães são rápidos a perceber se esses gestos são enganadores.

A equipa liderada por Akiko Takaoka, da Universidade de Kyoto, no Japão, organizou três rondas deste gesto em 34 cães.

Na primeira ronda, os investigadores apontaram com precisão para o local onde os alimentos estavam escondidos num recipiente. Na segunda ronda, apontaram para um recipiente vazio. E na terceira ronda, o investigador apontou novamente para o recipiente com comida.

Na última ronda o cão não respondeu à sugestão do investigador. Isso sugere, diz Takaoka, que os cães utilizaram a sua experiência para avaliar se se tratava de um guia de confiança.

Com informações Notícias ao Minuto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *