Taiwan deixará de usar energia nuclear até 2025

18:07 h

O governo de Taiwan e a empresa gestora se negaram a estender a vida das usinas nucleares ou reativar uma fechada, apesar de a população ter recusado em referendo o plano das autoridades de fechar todas antes de 2025.

A estatal Taipower descartou nesta sexta-feira tanto a ampliação da vida das três usinas nucleares ativas quanto a reativação da Quarta Usina Nuclear, fechada desde 2015. A Taipower disse que é impossível reativar a Quarta Usina em três anos, como alguns afirmam, já que a tarefa levaria de seis a sete anos. A empresa também argumentou que alguns componentes dos reatores não são mais fabricados e, devido a uma resolução parlamentar de 2018, é obrigada a retirar da usina todas as barras de combustível nuclear até final de 2020.

As declarações da Taipower reforçam outras feitas ontem pelo ministro da Economia, Shen Jong-chin, que afirmou que “não estenderá a vida nem reativará usinas nucleares devido a dificuldades objetivas e subjetivas”. O governo taiuanês planejava fechar todas as usinas nucleares da ilha até 2025, mas a população rejeitou esse plano em um referendo realizado em 24 de novembro do ano passado. Com informações da Agência EFE.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *