Eleitores de São Mateus fazem pressão por julgamento de Daniel da Açaí no TSE

Daniel da Açaí contratou, para defendê-lo, o escritório de advocacia de Henrique Neves, ex-ministro do próprio TSE, e, a partir daí, o processo está parado há  9 meses. A suspeita é de tráfico de influência na Corte superior, sem que a própria ministra Rosa Weber saiba desses

Como dizia aquela propaganda do banco que faliu, o tempo passa, o tempo voa, e Daniel da Açaí (PSDB) continua numa boa, apesar de ter seu mandato cassado pela Justiça Eleitoral da Comarca de São Mateus e pelo próprio Tribunal Regional Eleitoral (TRE), mas ter se segurado no cargo graças a uma liminar concedida pelo próprio presidente da Corte estadual, desembargador Annibal de Rezende Lima.

Faltando pouco mais de um ano para o fim do mandato, Daniel da Açaí mantém-se no cargo, segundo anunciou em alto e bom som num vídeo que circulou por aplicativos de mensagem, pelos poderes do ex-governador Paulo Hartung. Esse status esteve ameaçado quando a ministra Rosa Weber, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), proferiu decisão não conhecendo do Recurso Especial do prefeito sobre a decisão do colegiado regional.

 

 

Porém, Daniel da Açaí foi para o ataque e contratou, para defendê-lo, o escritório de advocacia de Henrique Neves, ex-ministro do próprio TSE, e, a partir daí, a coisa desandou. O processo deu uma guinada e a própria ministra relatora decidiu por enviar o caso ao plenário para julgamento do mérito, mas essa apreciação nunca é pautada.

A suspeita é de tráfico de influência na Corte superior, sem que a própria ministra Rosa Weber saiba desses movimentos, considerados “normais” nos meios jurídicos. Enquanto isso, o município sofre com a crise de governança e corre risco de perder o bonde da história.A população cresce, já sendo a terceira maior do interior do Estado, atrás apenas de Cachoeiro e Linhares, mas a falta de direção se manifesta da forma mais perversa: São Mateus é o município mais violento do interior do Estado, segundo o último Atlas da Violência elaborado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).

Com um índice de 54,9 homicídios por 100 mil habitantes, São Mateus ocupa o terceiro lugar nesse triste ranking, superado apenas por Serra e Cariacica, municípios da Grande Vitória. Avaliação de especialistas apontam para o risco de São Mateus, inclusive, começar a perder investimentos econômicos programados por grandes grupos em busca de sua localização geográfica estratégica e condições topográficas favoráveis.

Preocupados com o futuro, eleitores de São Mateus começam a se mobilizar para demonstrar sua instatisfação através das redes sociais. No último dia 19 (quinta-feira), durante a sessão plenária do TSE para julgamento de um processo da cidade de Valença/PI, moradores de São Mateus ocuparam o chat ao vivo da Corte para cobrar que o processo de Daniel da Açaí seja pautado.

Há nove meses o processo está parado no Tribunal Superior Eleitoral, enquanto Daniel da Açaí deixa de fazer investimentos em saúde e educação para fazer festas que o tornem popular perante a população mais carente. Um movimento na cidade já se organiza para “inundar” as redes sociais do TSE com manifestações pedindo à ministra Rosa Weber que paute o julgamento do processo de Daniel.

Veja algumas das manifestações feitas no chat do TSE na última quinta-feira (19):

“EMMANUEL QUEIROZ – povo de São Mateus Clama por justiça”;

“CIDA CARDOZO – Se a Ministra Rosa Weber que é a Presidente do TSE e relatora do Processo não tem poder de colocar o processo de São Mateus em julgamento, quem tem?

Precisamos saber quem é o responsável que iremos cobrar agilidade no processo que já está fazendo aniversário parado e o povo de São Mateus sofrendo aqui.

O povo mateense confia na Ministra Rosa Weber, mulher incorruptível, rígida contra fraudes e corrupção e uma das magistradas mais ´serias deste País, mês tem alguém colocando uma bola nas costas dela.”

“ SUELLEN TAKI – O povo de São Mateus-ES, clama por justiça, ocorre de está havendo tráfico de influência do Advogado do Prefeito de São Mateus-ES que estão sendo perpetrados dentro do próprio Tribunal;”

“CLAUDIA SOARES – Sou de São Mateus por favor nos salve desse Prefeito… Ele está acabando com nossa cidade.”

LUZIA MEDEIROS – Colegas que aqui clamam por justiça, vamos depois colocar nosso repúdio na ouvidoria do TSE inclusive com fotos e material do que passamos aqui. Pq mandar email pro Gab a Ministra não funciona”;

DAGILDA GERALDINO – Peço que julguem o processo do Prefeito Daniel de São Mateus.”

OLGA SOUZA – Sra Ministra Rosa Weber, por gentileza tenha misericórdia da população de São Mateus que sofre com a má administração de um Prefeito cassado e até agora o PROCESSO AINDA NÃO FOI JULGADO.

Fonte: F A Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncie
Conosco.