Hospital Estadual de Urgência e Emergência no ES realiza ação de incentivo à doação de sangue

12::56

Profissionais do Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE), no bairro Forte São João, em Vitória, realizaram na tarde dessa quarta-feira (30), uma ação de sensibilização nas Unidades de Internação (enfermarias) e Recepções sobre a importância da doação de sangue. Na ocasião, acompanhantes e visitantes receberam um folheto com orientações e endereços dos Bancos de Sangue no Estado.

Segundo o farmacêutico bioquímico da Agência Transfusional do HEUE, Bruno William Corteletti, a ação tem o objetivo de despertar a atenção dos frequentadores do hospital sobre a importância de doarem sangue, principalmente pela necessidade de manter abastecido o estoque do Hemocentro do Estado do Espírito Santo (Hemoes) nos períodos de férias e festivo, como o Carnaval.

“O nosso hospital é referência em atendimento de traumas e atendemos muitas pessoas vítimas de acidentes automobilísticos. Por isso, necessitamos que o Hemoes esteja abastecido, para que esses atendimentos sejam realizados e vidas salvas”, disse.

Segundo Corteletti, a maior necessidade de abastecimento é do fator RH negativo, especialmente o O-. “Em atendimentos graves, como acidente automobilístico, o tipo sanguíneo mais utilizado é o O-, até que se faça o teste de tipagem sanguínea, para identificação do tipo e fator RH do paciente para a realização das transfusões sanguíneas”, explicou.

Agência Transfusional

O Hospital Estadual de Urgência e Emergência tem sua própria Agência Transfusional, composta por médica hematologista, farmacêutico bioquímico e técnicos de Laboratório. A agência não realiza coleta de sangue, mas é responsável pelo armazenamento dos hemocomponentes (hemácias, plaquetas e plasmas), além de encarregada de buscar bolsas de sangue no Hemoes, para a realização de transfusões nos pacientes atendidos no HEUE.

Quem pode doar sangue:

Doar sangue é um ato de amor: Quando há ausência de sangue no estoque, cirurgias e procedimentos podem até ser cancelados.

Para doar sangue, é preciso ter de 16 a 69 anos de idade, sendo que a primeira doação deve ser feita, obrigatoriamente, até os 60 anos. Menores de 18 anos só podem doar com a autorização dos responsáveis.

Caso o voluntário tenha almoçado, o procedimento deve ser feito após três horas. E se for um doador frequente, ele não pode deixar de obedecer ao intervalo para doação, que deve ser de dois em dois meses para homens e de três em três meses para mulheres.

O interessado deve apresentar um documento original com foto, preencher um cadastro com informações básicas e responder a um questionário. Em seguida, passará por triagem para examinar sinais vitais como pressão, pulso e temperatura.

Onde doar

  • Hemocentro do Estado do Espírito Santo (Hemoes)

Tel. 3636-7920 / 7921- Avenida Marechal Campos, 1.468, Maruípe, Vitória. Funciona todos os dias, das 7 às 19h (cadastro do doador encerra às 18h20).

 

  • Unidade de Coleta à Distância da Serra
    3218-9429/ 3218-9242 – Avenida Eudes Scherrer Souza, s/nº (anexo ao Hospital Estadual Dório Silva). Funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 16h.

 

  • Hemocentro de Linhares
    (27) 3264-6000/ 3264-6019 – Avenida João Felipe Calmon, 1.305, Centro (ao lado do Hospital Rio Doce). Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, com cadastro até 12h30.

 

  • Hemocentro Regional de Colatina
    (27) 3717-2800 – Rua Cassiano Castelo, s/n, Centro. Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, com cadastro até 12h30

 

  • Hemocentro Regional de São Mateus
    (27) 3767-7954 – Rodovia Othovarino Duarte Santos, Km 02, Parque Washington. Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, com cadastro até 12h.

Sobre a Pró-Saúde

A Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar é uma das maiores entidades de gestão de serviços de saúde e administração hospitalar do País. Fundada em 1967, como Associação Monlevade de Serviços Sociais, em João Monlevade (MG), a Pró-Saúde é uma instituição filantrópica sem fins lucrativos.

Tem sob sua responsabilidade 2.068 leitos e o trabalho de cerca de 16 mil profissionais, sendo 2,9 mil médicos, além de reunir um dos maiores quadros de administradores hospitalares do Brasil, contribuindo para a humanização do atendimento hospitalar, em especial do Sistema Único de Saúde (SUS).

Com excelência técnica e credibilidade nacional, é uma entidade qualificada como Organização Social de Saúde (OSS) que oferece uma gama de serviços em benefício da vida. A atuação na área de administração hospitalar tornou a entidade amplamente reconhecida no setor, permitindo que a Pró-Saúde ofereça a mesma qualidade em assessoria e consultoria, planejamento estratégico, capacitação profissional, diagnósticos hospitalares e de saúde pública, gestão de serviços de ensino e muitos outros. A entidade faz a gestão de quatro Centros de Educação Infantil, em São Paulo, cidade em que também fica localizada a sua Sede Administrativa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncie
Conosco.