Covid-19: médicos brasileiros se unem em UTI virtual para atender pacientes

Hospitais de Alagoas montaram uma sala com vários recursos tecnológicos, onde os médicos podem debater com profissionais de outros hospitais

(OLHAR DIGITAL) – Hospitais de Alagoas estão usando uma tecnologia que está sendo chamada de “UTI virtual”, já que se trata de uma Unidade de Terapia Intensiva em que médicos veteranos orientam colegas remotamente, por videoconferência, durante o atendimento a pacientes com o novo coronavírus.

A primeira unidade no estado começou a funcionar na última quarta-feira (27) com seis profissionais de várias especialidades. O serviço da UTI virtual “estreou” no Hospital da Mulher, em Maceió, que tem hoje uma unidade com 40 leitos exclusivos para tratamento de Covid-19.

Para que tudo funcione sem problemas, foi montada uma sala com vários recursos tecnológicos, onde os médicos podem debater com profissionais de outros hospitais.

Reprodução

Ricardo César Cavalcanti, vice-presidente da Fundação Cordial (entidade filantrópica ligada ao Hospital do Coração de Alagoas) e idealizador do projeto, afirmou: “Essa interface é para que eles debatam as melhores condutas. Teremos transmissão de som e imagem de alta qualidade por meio de um software, onde vamos poder ver exames em alta resolução, como uma tomografia. Tudo fica disponível no nosso painel”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *