Litoral do ES se transforma em berçário de baleias jubarte

Todos os anos, espécie procura águas mais quentes para a reprodução. Cerca de mil filhotes nascem no litoral do ES e proporcionam espetáculo ao lado das mães.

(PORTAL G1) – Em águas capixabas, baleias jubarte e seus filhotes nadam juntos, dando um show de harmonia. Assim como em todos os anos, isso acontece porque a espécie sai da Antártica à procura de águas mais quentes para a reprodução. Tanto o acasalamento quanto o nascimento dos filhotes acontece no litoral brasileiro, contribuindo para que o Espírito Santo funcione como uma espécie de berçário para os pequenos gigantes e seja palco para um espetáculo da natureza.

Por causa desse ciclo de reprodução, pode-se dizer que as jubarte são brasileiras. De julho a novembro, mais de 20 mil passam por aqui e cerca de mil filhotes nascem em águas capixabas.

Por isso, é comum que pesquisadores do Espírito Santo presenciem fêmea e filhote nadando lado a lado. É assim que a mãe ensina os primeiros movimentos, a forma segura de nadar e de dar os primeiros saltos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *